Resenha: Vinte Mil Léguas Submarinas – Júlio Verne

capa_FINALTítulo: 20 Mil Léguas Submarinas

Título Original: Vingt  Mille Lieus Sous les Mers

Autor: Júlio Verne

Páginas: 456

Editora: Zahar

Ano de Lançamento: 1869

_______________________________________

Sinopse: “Verdadeiro clássico da ficção científica, o livro narra as aventuras do Capitão Nemo, um enigmático e brilhante homem que construiu um submarino e com ele dedicava-se a percorrer os mares, estudando e desbravando o fundo dos oceanos.

O romancista francês Júlio Verne conseguiu “profetizar” muitos avanços científicos – o submarino, a televisão, viagens espaciais. Recebeu, com justiça, o título de criador da ficção científica. Embora a obra de Verne se dirigisse basicamente a um público juvenil e popular, a crítica moderna realça a enigmática beleza de muitos de seus romances. Curiosamente, Verne nunca saiu da França, embora seus relatos narrassem, com incrível exatidão, as mais distantes regiões do planeta. Ele uniu ao vigor narrativo sua convicção no progresso da humanidade.”

__________________________________________________________________

O escritor francês Júlio Verne (ou Jules Verne) é considerado o pai da ficção científica. sua incríveis histórias são lidas até hoje ao redor do mundo. Posso citar como seus livros mais conhecidos Viagem ao Centro da Terra, A volta ao Mundo em 80 Dias e 20 Mil Léguas Submarinas, obra que focarei hoje. Esse livro pode ser considerado uma das maiores aventuras da literatura mundial. Uma incrível jornada como essa merece mesmo ser lida até hoje.

A narrativa acompanha Professor Aronnax, o criado Conseil e o arpoador Ned Land. Esses três estavam em um navio que estava caçando um misterioso monstro marinho, que estava afundado inúmeras embarcações pelo mundo. Quando o navio deles é atacado pelo monstro, os três são lançados ao mar. Eles são resgatados pelo suposto “monstro marinho”, que na verdade era um submarino com uma alta tecnologia, inconcebível para a época, comandado pelo misterioso Capitão Nemo. Esse livro acompanha o “cativeiro” desses personagens no Nautilus, através dos sete mares, passando por inúmeras experiencias únicas que nenhum outro ser humano jamais ousou imaginar.

Com certeza o mais legal do livro são os cenários. Ao longo do livro, o fundo do mar é descrito de uma forma tão linda e rica que deixa o leitor embasbacado. e o melhor é que os cenários submarinos estão sempre mudando com o passar da viagem o que faz com que o leitor se deslumbre com as maravilhas dos mares por muito tempo. Algumas descrições podem ser bem difíceis para alguns entenderem, pois o autor às vezes abusa na linguagem científica rebuscado ao falar sobre os peixe as plantas e tudo mais, mas isso pode ser um empecilho irrelevante comparando-se a grandiosidade dos espetaculares cenários marinhos.

Félix_Nadar_1820-1910_portraits_Jules_Verne

Júlio Verne

Vivenciar essa viagem com os personagens é muito  estimulante. Os três são prisioneiros, não podem sair do submarino, mas podem andar livremente dentro dele. Essa liberdade limitada é uma espécie de dilema do livro. Por um lado eles querem muito voltar para casa, mas por outro lado, anseiam por descobrir os mistérios dos oceanos que só no Nautilus poderão ver. Aronnax, como acadêmico, está mais propenso a ficar e seu criado está disposto a segui-lo, enquanto Ned está mais propenso a fugir na primeira oportunidade. O embate entres esses pontos de vista são um conflito muito interessante do livro.

Os protagonistas são bem interessantes. O Professor é inteligente e curioso, Conseil é submisso e tranquilo e Ned é forte e vivaz. Mas sem sombra de dúvidas o personagem  mais interessante da história é o Capitão Nemo. Ele é um homem de expressão,um homem muito culto e inteligente, um homem corajoso e aventureiro e ao mesmo tempo tem um temperamento inconstante e é cercado por inúmeros mistérios. A maioria desses mistérios só será revelada em outro livro de Verne, A Ilha Misteriosa, portanto o capitão é um mistério do começo ao fim do livro.

A viagem em si é emocionante. a viagem pelos mares é bem longa, então inúmeros acontecimentos empolgantes ocorrem. Eles passam por praticamente todos os oceanos e enfrentam diversos desafios, como ataques de tubarões, canibais e lulas gigantes. Vão ao Pólo Sul e até a lendária Atlântida. O número de acontecimentos, aventuras e desventuras daria uma lista enorme.

Outro ponto legal do livro é a previsão tecnológica, uma característica marcante de Verne. Ele ficou conhecido por prever avanços tecnológicos em seus livros que eram impensáveis no século 19, mas que surgiram anos mais tarde. nesse livro temos muito disso, e o leitor fica curioso para saber como o autor pensou em aparatos tecnológicos que nem tinham surgido na época.

Tente não ter uma overdose de aventura com esse livro. O nível é alto do início ao fim. O final é eletrizante e fecha a história com maestria. Cuidado para não ficar viciado em Verne depois da leitura desse livro como eu fiquei. pode ter certeza  que você irá gostar das outras inúmeras aventuras deste autor, e eu espero logo colocar mais resenhas dele aqui no blog.

Como esse livro é um tanto antigo, existem muitas edições no Brasil, algumas compiladas, outras com o texto integral. Eu recomendo que você leia a edição da editora Zahar (a do iníci da resenha) que é muito boa. Vale muito a pena ler esse livro.

6-horz

Nota: 9/10

Espero que vocês tenham gostado da resenha. Nos comentários você pode colocar sua opinião sobre a resenha, diga se gostou ou não gostou, diga o que você acha que possa melhorar, alguma sugestão para uma próxima resenha, uma crítica, uma bronca, algo construtivo para podermos melhorar o blog. Obrigado por lerem. Até logo.

Filipe Faria

Leave a comment