Resenha: Jogos Vorazes – Suzanne Collins

jogos-vorazes    Título: Jogos Vorazes

    Título Original: The Hunger Games

    Autora: Suzanne Collins

    Páginas: 397

    Editora: Rocco

    Ano de Lançamento: 2008

______________________________________

    Sinopse: “Após o fim da América do Norte, uma nova nação chamada Panem surge. Formada por doze distritos, é comandada com mão de ferro pela Capital. Uma das formas com que demonstram seu poder sobre o resto do carente país é com Jogos Vorazes, uma competição anual transmitida ao vivo pela televisão, em que um garoto e uma garota de doze a dezoito anos de cada distrito são selecionados e obrigados a lutar até a morte! Para evitar que sua irmã seja a mais nova vítima do programa, Katniss se oferece para participar em seu lugar. Vinda do empobrecido distrito 12, ela sabe como sobreviver em um ambiente hostil. Peeta, um garoto que ajudou sua família no passado, também foi selecionado. Caso vença, terá fama e fortuna. Se perder, morre. Mas para ganhar a competição, será preciso muito mais do que habilidade. Até onde Katniss estará disposta a ir para ser vitoriosa nos Jogos Vorazes?”

_________________________________________________________________

    Ficção científica nem sempre precisa ter alienígenas, robôs e viagens intergaláticas. A trilogia Jogos Vorazes, da autora americana Suzanne Collins , caiu nas graças de uma legião imensa de leitores contando uma estória de ficção científica que foge de certos padrões já bem estabelecidos no gênero e ao mesmo tempo colocando aspectos que atraem leitores de todas as idades.

    A estória se passa em Panem, um país que surgiu na América do Norte depois da extinção dos EUA, devido a uma grande guerra. O país é formado por doze distritos que são governados pela Capital. Depois que uma rebelião dos distritos foi repelida pela Capital, uma forma de controlar os distritos e impedir uma nova revolução foi criada. Os Jogos Vorazes consistem em um evento anual televisionado para todo país no qual um garoto e uma garota entre 12 e 18 anos vindos de cada um dos distritos lutam até a morte numa arena.

    A narrativa segue Katniss  Everdeenn, uma jovem do Distrito 12, que vive com sua mãe e com sua irmã mais nova Primrose (ou somente Prim). Seu pai morreu trabalhando nas minas de carvão do Distrito 12, e desde então ela precisa caçar para poder alimentar e sustentar sua família, pois sua mãe não consegue trabalhar devido ao trauma da perda do marido que a deixou doente.

suzanne collins forbes

Suzanne Collins

    No dia da Colheita (o dia em que os jovens ou “tributos” são escolhidos para os Jogos)  Prim é sorteada. Não podendo aceitar a ideia de perder sua irmã, Katniss se oferece para participar dos jogos, substituindo Prim.

    A narrativa é em primeira pessoa, através do relato de Katniss, o que proporciona ao leitor saber praticamente tudo o que a personagem está sentindo e pensando, dando um tom dramático e certas vezes melancólico para o enredo. Mas é uma formar muito interessante de o leitor interagir mais com a personagem.

    O problema desse livro é o fato de a autora ter inserido alguns elementos que hoje em dia só servem para arrancar suspiros de garotas adolescentes. Eu não acho que esse tenha sido o objetivo da autora ao colocar um triângulo amoroso e fazer com que a personagem principal esteja sempre confusa e incerta, mas isso desviou a atenção de muita gente do foco principal do livro. Muitas pessoas leem o livro e só se importam com quem Katniss ficará no final em vez de prestar atenção no conflito social, no jogo de poder, no drama dos Jogos e outras coisas genias da obra. Mas esse é o único ponto negativo do livro.

     A forma como a autora desenrola os acontecimentos prende muito o leitor. O modo como ela colocou a sociedade futurista de Panem é muito perspicaz  e faz o leitor pensar se isso não pode ocorre em nosso dias. Os distrito padecem na pobreza enquanto os cidadãos da  Capital vivem em uma eterna festa às custas dos mais fracos. É muito legal ver a reação de Katniss ao se deparar com as mordomias da capital, depois de tanto tempo passando fome.

    Os demais personagens são bem desenvolvidos até certo ponto, mas ao mesmo tempo cercados de mistérios. Peeta Mellark, o garoto que vai para os Jogos com Katniss é um personagem bem interessante, devido as suas atitudes e seu caráter leal e protetor. O amigo de Katniss, Gale não é tão bem explorado quando poderia ser nesse primeiro livro, deixando dúvidas e expectativas sobre ele para os próximos livros. Haymitch é um personagem bem curioso, soturno e às vezes engraçado, principalmente quando faz babaquices quando bêbado. Outros personagens como Effie, Cinna e o abominável presidente Snow são bem marcantes.

    Mas o ponto alto da trama realmente são s Jogos em si. Jovens lutando até a morte é realmente perturbador, mas muito emocionante. As cenas de duelos são narradas de um jeito muito coeso mas não muito explícito, obviamente para não chocar demais os leitores um pouco mais sensíveis. Acompanhar as cenas de ação e sobrevivência arrebatam fortemente o leitor. É muito legal torcer por Katniss durantes esses momentos e poder imaginar seus prodígios no tiro com arco. Mais ao mesmo tempo é muito triste acompanhar a morte de jovens inocentes que realmente não queriam estar ali.

    O final é realmente muito surpreendente e inteligente. Os leitores vão ficar ansioso para ler a continuação. Vale muita a pena ler o livro, acompanhar  essa narrativa muito inteligente, que for lida com um objetivo um tanto mais filosófico fica ainda melhor. Eu recomendo também a adaptação cinematográfica do livro que é muito fiel à obra e transmite muito bem o que o livro tem de melhor. Logo teremos resenha dos próximos livros da trilogia. Boa leitura.

Jogos-Vorazes_03

Nota: 8,5/10

    Espero que vocês tenham gostado da resenha. Nos comentários você pode colocar sua opinião sobre a resenha, diga se gostou ou não gostou, diga o que você acha que possa melhorar, alguma sugestão para uma próxima resenha, uma crítica, uma bronca, algo construtivo para podermos melhorar o blog. Obrigado por lerem. Feliz 2014 para todos, e que todos tenham um ótimo ano, com muitas viagens pelos livros. Até logo.

Filipe Faria

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s