Resenha: Fortaleza Digital – Dan Brown

03  cp Fortaleza Digital

    Título: Fortaleza Digital

    Título Original: Digital Fortress

    Autor: Dan Brown

    Páginas: 330

    Editora: Sextante

    Ano de Lançamento: 1998

___________________________________________

    Sinopse: “Em Fortaleza Digital, Brown mergulha no intrigante universo dos serviços de informação e ambienta sua história na ultra-secreta e multibilionária NSA, a Agência de Segurança Nacional americana, mais poderosa do que a CIA ou qualquer outra organização de inteligência do mundo.

Quando o supercomputador da NSA, até então considerado uma arma invencível para decodificar mensagens terroristas transmitidas pela Internet, se depara com um novo código que não pode ser quebrado, a agência recorre à sua mais brilhante criptógrafa, a bela matemática Susan Fletcher.

Presa numa teia de segredos e mentiras, sem saber em quem confiar, Susan precisa encontrar a chave do engenhoso código para evitar o maior desastre da história da inteligência americana e para salvar a sua vida e a do homem que ama.

Uma corrida desesperada se desenrola paralelamente nos corredores do submundo do poder, nos arranha-céus de Tóquio e nas ruas de Sevilha. É uma batalha de vida ou morte que pode mudar para sempre o equilíbrio de forças no mundo.”

_________________________________________________________________

    Dan Brown com certeza é um dos mais famosos escritores da modernidade. Mas antes do sucesso estrondoso que foi O Código da Vinci, Dan Brown começou a carreira de escritor com o suspense Fortaleza Digital. Essa primeira obra já mostra ao público o estilo de historia bem característico do autor, as conspirações em alto escalão, que podem ser vistas em todos os seus livros.

Dan Brown

Dan Brown

    O livro conta a história de Susan Fletcher, uma criptógrafa da NSA, a mais importante organização de serviços de inteligência dos EUA. Em seu dia de folga, estando prestes a viajar com seu noivo para as montanhas ela é chamada pelo seu chefe por causa de uma emergência na Agência. Mal sabia ela que estava prestes a entrar em um jogo de alto risco.

    A grande ameaça do livro é um novo algorítimo de encriptação, o Fortaleza Digital,que não pode ser decifrado nem pelo super computador da NSA, o TRANSLTR, que ameaça por em risco a segurança dos documentos secretos do governo americano. O seu inventor, Ensei Tankado, morre misteriosamente, e deixa solto pela encantadora cidade de Sevilla na Espanha, a única chave capaz de parar o código. Um enigmático anel.

    O desenrolar da trama é impressionante e sagaz. Os acontecimentos na NSA com Susan são os grandes pontos do livro. Cada reviravolta eletrizante prende muito o leitor na história. Ao mesmo tempo, o noivo de Susan , o professor David Becker, vai até a Espanha em busca do anel. Isso o coloca em diversas situações mirabolantes que fazem o leitor apreciar ainda mais o livro. As melhores cenas de ação do livro são com David, que é perseguido por um assassino profissional, e são muito emocionantes. Quando você pensa que não existe mais saída para David, ele dá um jeito nas coisas, às vezes com um pouco de sorte.

    Para leitores impacientes, o livro pode ser um suplício, pois o autor costuma encerrar um capítulo em um ponto crítico e depois iniciar outro com outra cena em outro continente, que pode deixar muitos com raiva. Mas é ótimo para deixar o clima de suspense.

   Existem reviravoltas com personagens que você achava que eram bonzinhos e de repente eles se tornam um vilão e também o oposto. O leitor fica angustiado  e preso na leitura por todo o livro. Vale à pena conferir o livro.

Nota:  8,5/10

     Espero que vocês tenham gostado da resenha. Nos comentários você pode colocar sua opinião sobre a resenha, diga se gostou ou não gostou, diga o que você acha que possa melhorar, alguma sugestão para uma próxima resenha, uma crítica, uma bronca, algo construtivo para podermos melhorar o blog. Obrigado por lerem. Até logo.

Filipe Faria

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s