Resenha: O Hobbit- J.R.R Tolkien

110_2353-Tolkien-2    Título: O Hobbit

    Título Original: The Hobbit

    Autor: J.R.R Tolkien

    Páginas: 320

    Editora: Martins Fontes

    Ano de Lançamento: 1937

  _____________________________________

    Sinopse: “Inesperadamente, Bilbo Bolseiro, um hobbit de vida confortável e tranquila no Condado recebe a visita de 13 anões e Gandalf que o arrastam em uma jornada através das montanhas e das terras ermas enfretando trolls, orcs, wargs, elfos para o resgate de um tesouro muito bem guardado por Smaug, o dragão. Bilbo se vê em diversas confusões e encontra algo que mudaria não só sua vida como de toda Terra-Média.”

_________________________________________________________________

      Para inaugurar de vez o blog, a primeira resenha que publico é do livro O Hobbit de J.R.R Tolkien. Em parte essa é a primeira porque essa historia está bastante em alta com a recente estreia do filme O Hobbit – A Desolação de Smaug, segunda parte da trilogia feita pelo diretor Peter Jackson, e também por ser um livro com as características da temática do blog. É um livro sobre uma grande viagem, uma jornada de proporções épicas.

    Diferentemente de O Senhor dos Anéis, a obra mais famosa de Tolkien (que logo também terá uma resenha), esse prelúdio da trilogia foi escrito para crianças, mais especificamente para os filhos de Tolkien, com uma linguagem bem mais simples do que a saga do anel,o qual muitos reclamam, por isso a leitura corre bem suave, embora os capítulos não sejam muito curtos.

tolkien_cor112

J R.R Tolkien

    Esse livro dá início a criação do incrível universo que é a Terra-Média. Esse mundo criado pelo autor ,tão vasto, rico e de certo modo complexo, teve início na jornada do pequeno hobbit Bilbo Bolseiro. Certo dia o mago Gandalf chega até o Condado e simplesmente convida Bilbo para uma aventura. Em uma festa inesperada, 13 anões o chamam para ser o seu ladrão em uma missão para reconquistar seu reino em Erabor, a Montanha Solitária, que outrora fora tomada pelo dragão Smaug.

    Bilbo é um hobbit pacato e sedentário, acostumado a rotina do Condado. Ele reluta por ir, mas acaba cedendo, e através da viajem podemos acompanhar seu desenvolvimento de caráter, ao se tornar corajoso e destemido. Também é ótimo acompanhar a companhia dos anões, que são os personagens mais divertidos. Mas o anão que se destaca é Thórin, o descendente do rei de Erabor. Ele se mostra um grande líder pela trama, mas acompanhamos também mudanças de caráter nesse personagem que, em certo ponto, fica cego pela cobiça de tomar de volta seu reino e seu tesouro.

    O livro tem várias cenas ótimas e marcantes,como o encontro de Bilbo com Gollum e a descoberta do anel, o encontro com Beorn, a viajem pela Floresta das Trevas, a descida com os barris, o diálogo entre Bilbo e o terrível dragão Smaug, a devastação de Smaug na Cidade do Lago, tudo isso que culmina na emocionante Batalha dos Cinco exércitos. Uma historia realmente espetacular.

jh

Nota: 9/10

 Espero que vocês tenha gostado da primeira resenha do blog. Muitas outras virão em breve. Nos comentários você pode colocar sua opinião sobre a resenha, diga se gostou ou não gostou, diga o que você acha que possa melhorar, alguma sugestão para uma próxima resenha, uma crítica, uma bronca, algo construtivo para podermos melhorar o blog. Obrigado por lerem. Até logo.

Filipe Faria

Advertisements

2 thoughts on “Resenha: O Hobbit- J.R.R Tolkien

  1. Parabéééns, vi a sua pergunta no Yahoo, e a sua resenha sobre o Hobbit ficou muito boa. O seu blog ficou bonito, é simples, não é aquela coisa carregada que geralmente se encontra por ai.
    Amélia Staine.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s